terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dicas de alongamento


Quando realizamos os exercícios de alongamento, seja para ajudar no aquecimento ou pra aumentar a flexibilidade, alguns cuidados devem ser tomados para não ocasionar lesões ou problemas musculares. Um exercício bem feito trará bons resultados de forma mais rápida e sem lesões.
Preste atenção na qualidade do exercício, cuidando para fazê-los com precisão e calma, para depois preocupar-se em alcançar maiores amplitudes de movimento. Para o corpo se adaptar aos esforços causados pelos exercícios leva tempo e temos de ser cuidadosos para não exceder nossos limites.
Para verificar se os exercícios estão sendo feitos de forma correta, realize-os na frente do espelho, isso ajuda você a se corrigir e manter a postura correta. Com o tempo, as pessoas acabam tendo maior consciência corporal e sabem se estão ou não realizando os exercícios corretamente.
Atenha-se também a respiração, pois é de fundamental importância. Sua respiração deve ser lenta, ritmada e controlada. Não segure a respiração quando estiver alongando. Respire naturalmente.
Sustente o corpo de 10 a 30 segundos, aproximadamente, em cada exercício e faça-os uniformemente nos dois lados do corpo.
A seguir alguns cuidados que devem ser tomados para não prejudicar seu corpo e para que se possa tirar o maior proveito de seus exercícios de alongamento.
 
Atenção:

- Excesso de tensão nos exercícios de alongamento;

- Técnica e postura incorreta na realização dos exercícios;
- Sempre realizar o alongamento após a prática de qualquer atividade física;
- Excesso de exercícios de alongamento, principalmente nos músculos mais fracos e aqueles que suportam estruturas de apoio;
- Excesso de exercícios de alongamento para conquista rápida da flexibilidade;
- Excesso de exercícios de força e poucos de alongamento;
- Excesso de exercícios de força em grupos musculares com encurtamento;
- Dispensar o aquecimento antes das sessões de treinamento;
- Retornar ao treinamento antes da cura total de uma lesão;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>