domingo, 9 de outubro de 2011

Pliés


 PLIÉS
Este movimento é feito em todas as posições aberta, dos pés: 1ª, 2ª e 3ª (para iniciantes), 4ª (pode ser feito em combinação com o battement endu ou mesmo com o rond de jambe à terre) e 5ª posição. 
Os pliés são combinados, geralmente, com o souplesse.
Demi-plié – este movimento é de extrema e fundamental importância para o bailarino, por ser um movimento de ligação entre um passo e outro. É usado na preparação da maioria dos passos, como: antes das pirouettes, releves, em demi point, em todo trabalho de pontas, antes dos saltos (preparando o impulso) e na finalização dos saltos (amortecendo o impulso).
O Demi-Plié é trabalhado em:
1ª posição: o movimento é feito pela flexão dos joelhos, mantendo os pés completamente sobre o chão. O movimento é aprofundado até a metade do Plié.
Observação: A rotação de em dehors é feita pela musculatura interna, do topo da perna (da virilha), ao calcanhar. Este, deverá estar para frente, pressionando o chão. Tendão de Aquiles completamente alongado, tornozelos ara cima sustentando o arco dos pés e dedos abertos sobre o chão.
Ao iniciar o movimento, a flexão dos joelhos é feita suave e gradativamente, num movimento constante e na mesma velocidade, na ida e na volta, pressionando-o.
No Demi-Plié, os joelhos devem permanecer abertos mantendo a rotação de em dehors, estes estarão perpendiculares aos 2º e 3º dedos do pé sobre o chão pressionando-o e mantendo os dedos abertos, ser grampeá-los, pois isto eliminará o contato e o equilíbrio sobre o chão. O tronco, completamente alongado, eliminando o peso sobre o quadril. O peso deverá estar distribuído, igualmente sobre as pernas.
2ª posição: posição em dehors, os pés mantendo à distância de 1 pé entre ambos.
Observação: O movimento é desenvolvido da mesma forma que em 1ª posição.
3ª posição: posição preparatória da 5ª posição, é usada no início do aprendizado do Ballet Clássico.
Posição em dehors, pernas esticadas sendo que a perna da frente estará cruzada levemente diante da perna de trás, até a altura do tornozelo.
Observações: O Demi-Plié é desenvolvido da mesma forma que em 1ª posição, guardando as mesmas observações e cuidando para que uma perna não descanse sobre a outra ao flexionar os joelhos, mantendo-os sempre na rotação de em dehors. Calcanhares para frente, tornozelos para cima (sustentando o arco pé, não possibilitando assim que o peso caia sobre o dedão). O quadril deverá estar sempre para baixo, e o peso distribuído sobre as penas.
4ª posição: posição em dehors, pernas esticadas e cruzadas paralelamente uma diante da outra, mantendo uma distância de 1 pé entre ambas. O calcanhar de uma perna estará mesma altura e paralelo aos dedos da outra perna e vice-versa.
Observações: Ao desenvolver o movimento de Demi-Plié, manter os joelhos abertos, calcanhares para frente, pés paralelamente cruzados, tornozelos para cima, pés pressionando o chão, em dehors sustentado. Não permitir que o pé de trás caia sobre o dedão, desestabilizando o peso e o apoio. O peso é distribuído sobre as pernas, lembrando ainda, que o Demi-Plié em 4ª posição é uma preparação importantíssima para a pirouette.
5ª posição: posição em dehors, pernas completamente esticadas e cruzadas, uma na frente da outra, sem distância entre ambas. O calcanhar  de um pé, encostado paralelamente aos dedos do outro pé e vice-versa.
Observação: O movimento de Demi-Plié em 5ª posição é feito da mesma forma que em 1ª posição. Ao iniciar o Demi-Plié, não deixar que uma perna descanse sobre a outra tornozelos para cima sustentando o arco dos pés, para que o pé de trás não venha a cair sobre o dedão, cedendo assim o peso sobre a perna da frente.
Função do Demi-Plié
Aquecimento da musculatura interna das pernas, flexibilidade, elasticidade, extensão do tendão de Aquiles, embasamento da musculatura das pernas, fortalecimento da rotação de em dehors, sustentação e alongamento do tronco, intercostais (todo eixo de base), pois o tronco estará desenvolvendo uma força exatamente contrária à flexão do Demi-Plié. Trabalho de impulso e amortecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>